28 de out. de 2012

O Vishnu Purana | Completo em português



Os Puranas são textos religiosos hindus antigos (a própria palavra ‘Purana’ significa ‘antigo’), e o Vishnu Purana é considerado um dos mais importantes deles. Ele é apresentado na forma de um diálogo entre Parasara e seu discípulo Maitreya, e dividido em seis livros.

Os principais temas discutidos por ele são:




1. Criação original, ou cosmogonia;
2. Criação secundária, ou a destruição e renovação de mundos, inclusive cronologia;
3. Genealogia de deuses e patriarcas;
4. Reinados dos Manus, ou períodos chamados Manwantaras; e
5. História, ou tais pormenores como foram preservados dos príncipes das raças solares e lunares, e dos seus descendentes até os tempos modernos.

O livro contém histórias da criação, de reis antigos, avatares de Vishnu que descem à terra, a vida de Krishna, a era de Kali Yuga.

Frases do livro 6 do Vishnu Purana:

Em Kali Yuga...
As mentes dos homens estarão totalmente ocupadas em adquirir riqueza; e riqueza será gasta somente em satisfações egoístas.”
“Príncipes, em vez de proteger, roubarão seus súditos; e, sob o pretexto de arrecadar taxas, pilharão os comerciantes da propriedade deles.”
“Aquele que dá muito dinheiro será o mestre de homens.”


Baixe a tradução feita por Eleonora Meier: 

4shared     Mega     Academia     Archive

Os textos em EPUB, KINDLE, TORRENT e outros formatos podem ser baixados na opção Archive. 

Novo: Yoga_Histórias e Parábolas, veja em:

LINKS PARA TODAS AS TRADUÇÕES DISPONÍVEIS

14 de out. de 2012

Papo-de-Peru | Aristolochia gigantea


papo de peru

Aristolochia gigantea de nome comum Papo-de-Peru é devido a sua semelhança com o papo da ave peru. É uma planta trepadeira, nativa do Brasil. Suas folhas têm forma de coração e seu caule é lenhoso possuindo uma cortiça. As flores são maravilhosas, grandes e vistosas com perfume discreto parecendo erva doce.  Essa planta é de fácil cultivo. As sementes germinam bem e se desenvolvem com facilidade. A planta Papo-de-Peru cresce bastante, necessitando de podas de vez em quando. O solo para cultivo pode ser terra comum de jardim, pois essa planta não é exigente. A Aristolochia gigantea gosta bastante de sol, se plantada em um local bem ensolarado e quente ela crescerá e produzirá muitas flores!

aristolochia gigantea


Opinião de cultivadora:


Cultivei por alguns anos a Aristolochia gigantea (Papo-de-Peru) no jardim de minha família. Ela cresce muito mesmo enrolando-se no que encontrar pelo caminho! Pode-se construir uma parreira ou deixar a planta crescer ao lado de uma árvore. O maior problema no cultivo são as lagartas que a atacam sem piedade. Muitas borboletas circulam a planta e depositam seus ovos debaixo das folhas.
Quando a planta se torna bastante volumosa fica bem mais difícil encontrar os ovos e eliminá-los, então as lagartas crescem escondidas na densa folhagem, devorando flores, folhas e caule, às vezes, dizimando a planta.  Por isso necessita de cuidados maiores, como por exemplo, uma estufa com tela.


papo de peru