29 de dez. de 2012

Feliz Ano Novo

Resolvi escrever uma pequena mensagem para nós sobre o novo ano.

O fim do ano nos traz um sentimento de reflexão. Para alguns alegria, para outros frustração ou indiferença, porque o ano parece que passou tão rápido e não deu tempo de realizarmos o que queríamos. Provavelmente não houve uma atenção, um foco no que se desejava fazer. Pense no que quer e não no que não quer.
Descobrir o que quer, sonhar, definir um objetivo torna o ano mais vivido, proveitoso e como consequência uma vida mais prazerosa. E focar no que se quer, fazer um plano de ação, estabelecer metas com prazos, recursos, disciplina, motivação são essenciais para chegar onde queremos. Bom será se todos os dias você fizer algo que vá de encontro a sua meta. Se não souber aonde quer chegar, realmente não chegará a lugar nenhum. Que tipo de pessoa gostaria de se tornar? E terá orgulho de ser?

Valores

Pergunte a si mesmo quais são seus valores. É importante descobrir o que tem mais valor pra você. O que VOCÊ mais valoriza no trabalho, na família, nos relacionamentos, etc. Se não descobrir e viver os seus valores, poderá ter tudo na vida e mesmo assim não se sentirá feliz. Comece a pensar, onde está o seu foco? Em coisas inúteis ou tristes? Pensamentos de dúvidas e medos? Quais as vantagens, razões de manter o pensamento em coisas que só atrapalham sua vida? Faça essas perguntas para você mesmo.

Se algo não deu certo durante o ano, geralmente você se lamenta perguntando:

 - Por que isso tinha que acontecer comigo? Ou, por que sempre acontece isso comigo?
Troque a pergunta para: o que eu aprendi para fazer melhor da próxima vez?

 - Será que vou conseguir?
Troque por: o que eu posso fazer para garantir que dê certo?

Evite usar a palavra por que. Prefira usar, quando fizer perguntas a si mesmo, as palavras “como” ou “o que” pois, elas farão você refletir e lhe trarão informações úteis. Perdoar-se pelos seus erros ou falta de ações e seguir em frente também é importante.


P.s.: No texto teve algumas ideias de programação neurolinguistica que escolhi, pois acho esse assunto muito interessante e útil.

FELIZ ANO NOVO!!!

Nenhum comentário: