14 de out. de 2012

Papo-de-Peru | Aristolochia gigantea


papo de peru

Aristolochia gigantea de nome comum Papo-de-Peru é devido a sua semelhança com o papo da ave peru. É uma planta trepadeira, nativa do Brasil. Suas folhas têm forma de coração e seu caule é lenhoso possuindo uma cortiça. As flores são maravilhosas, grandes e vistosas com perfume discreto parecendo erva doce.  Essa planta é de fácil cultivo. As sementes germinam bem e se desenvolvem com facilidade. A planta Papo-de-Peru cresce bastante, necessitando de podas de vez em quando. O solo para cultivo pode ser terra comum de jardim, pois essa planta não é exigente. A Aristolochia gigantea gosta bastante de sol, se plantada em um local bem ensolarado e quente ela crescerá e produzirá muitas flores!

aristolochia gigantea


Opinião de cultivadora:


Cultivei por alguns anos a Aristolochia gigantea (Papo-de-Peru) no jardim de minha família. Ela cresce muito mesmo enrolando-se no que encontrar pelo caminho! Pode-se construir uma parreira ou deixar a planta crescer ao lado de uma árvore. O maior problema no cultivo são as lagartas que a atacam sem piedade. Muitas borboletas circulam a planta e depositam seus ovos debaixo das folhas.
Quando a planta se torna bastante volumosa fica bem mais difícil encontrar os ovos e eliminá-los, então as lagartas crescem escondidas na densa folhagem, devorando flores, folhas e caule, às vezes, dizimando a planta.  Por isso necessita de cuidados maiores, como por exemplo, uma estufa com tela.


papo de peru

3 comentários:

Unknown disse...

Conheci essa flor em uma viagem à São Paulo em um orquidário o qual disseram que a planta é de origem mexicana. Então é brasileira. Venderam uma mudinha bem pequena pelo preço de R$12,00 cada. Vamos ver se vai pegar e crescer. É uma flor muito diferente e interessante. Onde comsigo comprar semente dessa flor.

Nádia disse...

Olá, na internet existem sites que vendem mudas e sementes dessa planta. Até no Mercado Livre aparece alguma coisa.

ChandrA Nanda disse...

Legal encontrar texto sobre esta exótica planta, que, ontem, fui alertada de sua beleza por uma amiga norte-americana enquanto passeávamos por um parque na minha cidade. Fiquei a imaginar que se tratava de uma exótica trepadeira de outro país, uma conhecida citou a Africa, mas a planta é Brasileiríssima. Encontrei outros textos legais e bem completos. Uma planta que vale a pena ver sobre. Está no livro dos récordes como a MAIOR FLOR DO MUNDO.