28 de out de 2012

O Vishnu Purana | Completo em português



Os Puranas são textos religiosos hindus antigos (a própria palavra ‘Purana’ significa ‘antigo’), e o Vishnu Purana é considerado um dos mais importantes deles. Ele é apresentado na forma de um diálogo entre Parasara e seu discípulo Maitreya, e dividido em seis livros.

Os principais temas discutidos por ele são:




1. Criação original, ou cosmogonia;
2. Criação secundária, ou a destruição e renovação de mundos, inclusive cronologia;
3. Genealogia de deuses e patriarcas;
4. Reinados dos Manus, ou períodos chamados Manwantaras; e
5. História, ou tais pormenores como foram preservados dos príncipes das raças solares e lunares, e dos seus descendentes até os tempos modernos.

O livro contém histórias da criação, de reis antigos, avatares de Vishnu que descem à terra, a vida de Krishna, a era de Kali Yuga.

Frases do livro 6 do Vishnu Purana:

Em Kali Yuga...
As mentes dos homens estarão totalmente ocupadas em adquirir riqueza; e riqueza será gasta somente em satisfações egoístas.”
“Príncipes, em vez de proteger, roubarão seus súditos; e, sob o pretexto de arrecadar taxas, pilharão os comerciantes da propriedade deles.”
“Aquele que dá muito dinheiro será o mestre de homens.”

Compartilho a tradução feita por Eleonora Meier: http://www.4shared.com/office/wn8RNPr2/o_vishnu_purana_-_h_h_wilson_-.html

Novo: O Rig Veda em português

Veja também: O Vayu Purana em Português: no 4shared, ou no Scribd.

5 comentários:

Ziusudra disse...

Eleonora,

Sou seu fã.

abraços

Eleonora Meier disse...

Oi Ziusudra, obrigada.

Abraços.

luisfabp disse...

Muito obrigado pela postagem!
Só no Vishnu Purana há muito o que estudar...
Será muito útil na Comunidade do Facebook Programa Vida Inteligente.

Fraterno Abraço!

Hélio dos Santos Pessoa Júnior disse...

Eleonora, querida amiga, adorei o seu blog, muito rico em instruções, em conhecimentos. Muito grato por portar o Rig-Veda e os Puranas, belo trabalho amiga, parabéns, continue assim, trazendo-nos preciosas informações! Aguardo pelo Atharva-Veda e os demais Vedas, se for possível, claro! Um grande Abraço!

Hélio dos Santos Pessoa Júnior

Eleonora Meier disse...

Obrigada Hélio dos Santos! De fato o blog pertence à minha irmã, Nádia Meier, ela lida com as flores e eu com as traduções. No futuro pretendo traduzir os outros Vedas, mas ainda tenho os próximos cinco livros do Rig para traduzir, e estou fazendo isso junto com outro Purana, mas devagar eu chego lá. Um grande abraço.