22 de jan. de 2011

Observar Pássaros - Birdwatching


Observar pássaros é simples e gratificante. Para começar a criar esse hábito é só se sentar talvez no jardim de casa, em uma praça ou se debruçar em uma janela e parar, parar de pensar por um momento nas preocupações do dia-a-dia, esquecendo um pouco aquela rotina de estresse, pressa, de sempre estar correndo atrás de alguma coisa. Nesse momento de parada, apenas olhar ao redor, perceber sensações, sons, e notar aqueles pequenos seres alados que quase sempre estão por perto, seja cantando, se lavando, alimentando-se ou reproduzindo. Observar pássaros é uma terapia, que pelo menos pra mim funciona, e que me faz esquecer por um momento as preocupações. Por exemplo, eu não consigo sair estressada ou irritada depois de ver um Tucano-de-Bico-Verde (Ramphastos dicolorus) ou um Bonito-Lindo (Euphonia violacea) se alimentando. Essas lindas aves fazem me sentir feliz, agradecida de viver e poder observar maravilhas feitas pelo Criador.
Para se tornar uma pessoa observadora de pássaros podemos adquirir se quisermos um binóculo, uma máquina fotográfica, e também um caderno de anotações para anotar os detalhes da ave avistada e procurar identificação.

Birdwatching é um hobby bastante interessante que a cada vez mais reúne pessoas para participar. O ato de avistar pássaros, tirar fotos e catalogar, aos poucos se torna uma prática.
Há hotéis que promovem o Birdwatching incluídos nos seus passeios turísticos.

Um livro guia para observar aves:
Guia Prático do Observador de Aves - Márcio Amorim Efe

Os pássaros não precisam ficar presos em cativeiro para serem observados. É só, em qualquer lugar que estivermos, olhar ao redor e eles estarão lá!

Abaixo algumas fotos que tirei:


observar passaros Euphonia violacea


Gaturamo, Bonito-lindo (Euphonia violacea)

Rolinha-caldo-de-feijão


Rolinha-caldo-de-feijão (Columbina talpacoti)

Pitangus sulphuratus observar aves


Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus)